Pular para o conteúdo principal

Sua empresa com Sol ou Chuva?

Eduardo Gilgen

Muito se fala em nuvem hoje em dia para serviços de voz e telefonia. PABX em nuvem, PABX Voip, telefonia em nuvem, PABX Virtual, Central Telefônica Virtualizada. Todos esses termos são muito bonitos, mas o que ninguém te pergunta é, a sua infraestrutura de Telecom te permite ter serviços na nuvem, a chamada "cloud"??
Então vou fazer aqui uma alusão a central telefônica na Nuvem com a sua residência para ver se sua empresa está apta a contratar um serviço deste tipo.

Primeiro de tudo, quantos acessos de saída você tem na sua casa? Você tem uma saída para uma rua e o outra saída na rua de trás? Essas ruas são seguras para a saída em qualquer horário do dia? Se uma rua estiver em obras, consigo sair pela outra rua? Isso é a redundância de links de Internet, ou seja, você precisa ter mais de uma Internet contratada, com links de qualidade (fibra óptica), alta disponibilidade e de operadoras de telefonia distintas.

As suas saídas de casa também servem como entradas? Você tem grades, portões, muros, cachorros e/ou algum sistema de segurança instalado para controlar ou proibir alguma entrada indevida? Isso é nada mais nada menos que o Firewall da sua empresa. Você vai ter que se preocupar em ter um equipamento deste.

Passando para o interior da sua casa, onde estão instaladas as suas câmeras, a sua TV Smart com Netflix, a sua rede Wifi e o seu telefone. Você fez tubulações separadas para o cabeamento de cada um desses serviços ou passa tudo na mesma tubulação? Tem algum desses serviços passando junto com a tubulação de elétrica? Nesse momento você lembrou que sim.. rs. Pois bem, isso é segmentar a rede da sua empresa, desde o switch que tem que ser gerenciável, até as tubulações e infraestrutura que irão chegar nas tomadas.

Por último e não menos importante, a rede elétrica da sua casa comporta todos os equipamentos ligados o dia todo? Você tem alguma outra fonte de energia em sua casa, tais como gás ou energia solar? Você com certeza vai precisar de um bom nobreak, baterias externas e/ou gerador para garantir uma redundância de energia para os seus equipamentos em sua empresa quando faltar a energia da concessionaria.

Basicamente é isto, você vai ter que estar preparado para implementar serviços de voz de alta qualidade em sua empresa. Além disso, como voz ainda é um serviço critico em todas as empresas, você precisa se precaver para ter um cenário robusto e com tolerância a falhas. Como já disse, o termo nuvem hoje é um chamariz na área tecnológica para centrais telefônicas, e para se ter Sol na sua empresa, o projeto vai precisar ser bem planejado, caso contrário, vai Chover bastante na sua empresa.

Para ter acesso as nossas soluções veja o site  http://www.wonit.com.br/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Vantagens da Locação de serviços de tecnologia

Talita Santiago

O que é uma rede Mesh?

Intelbrás



A rede mesh é a última novidade para usuários que precisam de mais alcance e estabilidade no sinal do Wi-Fi. Já utilizada há alguns anos em ambientes específicos, como bases militares e grandes corporações, especialmente em países da Ásia, Estados Unidos e Europa, a rede mesh chegou ao Brasil recentemente e agora está disponível também para o uso residencial e para pequenas empresas.[/caption] 
Em inglês, mesh significa “malha” e por aí podemos definir um pouco de seu funcionamento. A ideia principal é criar um sistema Wi-Fi que gerencia automaticamente todos os seus dispositivos melhorando a velocidade, a cobertura e a distribuição do sinal.
Mas o que essa nova tecnologia tem de tão diferente da que usamos até agora? E como ela pode melhorar o sinal de internet wireless na sua casa ou escritório? Para ficar mais claro, vamos explicar o funcionamento e as vantagens da rede mesh. 
O funcionamento da rede mesh
A rede mesh pode ser entendida como um sistema de Wi-Fi …

Tendências de Tecnologia para 2020

Revista Negócios A internet 5G e os veículos autônomos chegam ao grande público. Internet das coisas, computação em nuvem, blockchain e inteligência artificial tornam-se mais populares...As tendências em tecnologia são muitas mas algumas delas terão destaque neste ano, influenciando no comportamento social e alterando a maneira de trabalhar de muitas pessoas. 
Multiexperiência Cada vez mais o mundo se torna, ele mesmo, smart.

Em 2020 devemos ver a afirmação de smart home, como Google Home e Amazon Alexa – que ganharam versões em português no fim de 2019 – e o avanço de wearables, como pulseiras e tênis inteligentes. A chegada das redes 5G (lá fora) dá meios para novas aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada.

O reconhecimento facial deve avançar no Ocidente – na China, já é onipresente –, afirma Vanessa Pegueros, chefe de segurança da OneLogin (uma empresa de gestão de acessos do Vale do Silício). “O iPhone popularizou essa tecnologia de tal maneira que …