Pular para o conteúdo principal

Tecnologias disponíveis para a Segurança Eletrônica


 Por Eduardo Gilgen





Tecnologias disponíveis para a Segurança Eletrônica



Hoje vou comentar um pouco sobre as tecnologias de DVR’s e câmeras atualmente disponíveis em nosso mercado.
Na compra, você vai se deparar basicamente com 5 tipos de tecnologia para câmeras:
  • Analógicas (Convencionais). Resolução 960H.
  • HDCVI (High Definition Composite Video Interface). Resolução 720p a 1080p.
  • HDTVI (High Definition Transport Video Interface). Resolução 720p a 1080p.
  • AHD (Analog High Definition). Resolução 720p a 1080p.
  • IP (Internet Protocol). Resolução acima de 1Megapixel.
Para entender melhor a resolução das câmeras acima, você pode ver meu outro artigo AQUI!
O modo mais comum de utilizar estas câmeras é através de um DVR (Digital Vídeo Recorder). Nele ficam armazenadas as configurações e as gravações de vídeo das câmeras.
E qual DVR eu uso? Os DVR's hoje já suportam todas estas tecnologias, é dito como "5 em 1", onde você consegue colocar diferentes câmeras num mesmo DVR. Geralmente cada fabricante trabalha com um tipo de tecnologia por padrão, porém devido a demanda de integração, desenvolveram DVR's capazes de suportar câmeras nas 5 tecnologias operando simultaneamente.
Um outro ponto importante, é que a maioria das câmeras já tem classificação IP66 (os equipamentos estão protegidos contra poeira e jatos potentes de água), ou seja, podem ser instaladas tanto internamente quanto externamente. A maioria das câmeras também já vem com infravermelho, que é o controle da câmera para imagens de maior qualidade e nitidez, mesmo em ambientes com pouca ou nenhuma iluminação.
Dito isto, a escolha da tecnologia das câmeras vai depender então dos seguintes fatores:
  • Estrutura física (cabeamento). Que tipos de cabos você vai usar, cabos coaxiais ou UTP?
  • Resolução de imagem (qualidade da definição do vídeo). Você quer apenas monitorar o ambiente ou quer fazer até reconhecimento de faces, placas, entre outros?
  • Infravermelho (distancia). Qual o tipo de ambiente?
  • Armazenamento (tamanho do HD). Por quanto tempo você quer armazenar as gravações?
Pensando nestes fatores, você conseguirá dimensionar melhor o seu projeto de CFTV, pois existem diferentes tipos de câmeras e DVR's, porém o posicionamento do mercado é de integração, ou seja, o DVR de um fabricante funciona com a câmera de outro fabricante e vice-versa. Qual a melhor opção de câmera para determinado cenário, ficará para um próximo artigo.


Conheça nossos modelos na LOJA:
Loja Wonit
 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Vantagens da Locação de serviços de tecnologia

Talita Santiago

Os benefícios do uso de Headset

Descomplicando a resolução das câmeras de segurança

Eduardo Gilgen


Na hora de escolher uma câmera para sua residência, condomínio, estabelecimento comercial ou empresa, um dos fatores mais importantes além da tecnologia, é a qualidade de imagem e/ou resolução dessa câmera.

E então você se encontra na hora da compra com os “complicados” termos técnicos, tais como, câmeras com qualidade de imagem 720p, 1080p, 3Megapixel, 4Megapixel, entre outros. As vezes um anuncio diz que a câmera é HD (High Definition) e outro FullHD (Full High Definition).
E o que tudo isto quer dizer?

Estas nomenclaturas estão ligadas ao tipo de definição das câmeras e a um cálculo básico para permitir dimensionar a qualidade da imagem.
Mas antes de entendermos estas siglas e números, precisamos rapidamente definir o que é pixel, pois dele é formada a qualidade da imagem:
Pixel é o menor elemento que forma uma imagem. O pixel é um ponto colorido definido por largura x altura. Os pixels são agrupados em linhas horizontais e verticais para formar uma imagem. Quan…