Pular para o conteúdo principal

Descomplicando a resolução das câmeras de segurança

 Eduardo Gilgen
 

Na hora de escolher uma câmera para sua residência, condomínio, estabelecimento comercial ou empresa, um dos fatores mais importantes além da tecnologia, é a qualidade de imagem e/ou resolução dessa câmera.

E então você se encontra na hora da compra com os “complicados” termos técnicos, tais como, câmeras com qualidade de imagem 720p, 1080p, 3Megapixel, 4Megapixel, entre outros. As vezes um anuncio diz que a câmera é HD (High Definition) e outro FullHD (Full High Definition).
E o que tudo isto quer dizer?

Estas nomenclaturas estão ligadas ao tipo de definição das câmeras e a um cálculo básico para permitir dimensionar a qualidade da imagem.
Mas antes de entendermos estas siglas e números, precisamos rapidamente definir o que é pixel, pois dele é formada a qualidade da imagem:
  • Pixel é o menor elemento que forma uma imagem. O pixel é um ponto colorido definido por largura x altura. Os pixels são agrupados em linhas horizontais e verticais para formar uma imagem. Quanto maior a quantidade de pixels numa imagem, melhor será a qualidade.
Dito isto, para saber a resolução da câmera, temos que multiplicar os pixels horizontais (H) com os pixels verticais (V).  Abaixo alguns dos formatos mais comuns:

 
Resumindo, uma câmera que tenha em seu anuncio o formato de 720p já é HD e pode ser considerada uma câmera de 1Megapixel, do mesmo modo que uma câmera FullHD pode ter resoluções de 2Megapixel em diante, o que vai resultar em aumento da resolução e da qualidade de imagem.
Se você encontrar anúncios diferentes disto, é melhor “olhar duas vezes”.

Acesse nossa loja on-line e conheça alguns modelos de câmeras

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Vantagens da Locação de serviços de tecnologia

Talita Santiago

O que é uma rede Mesh?

Intelbrás



A rede mesh é a última novidade para usuários que precisam de mais alcance e estabilidade no sinal do Wi-Fi. Já utilizada há alguns anos em ambientes específicos, como bases militares e grandes corporações, especialmente em países da Ásia, Estados Unidos e Europa, a rede mesh chegou ao Brasil recentemente e agora está disponível também para o uso residencial e para pequenas empresas.[/caption] 
Em inglês, mesh significa “malha” e por aí podemos definir um pouco de seu funcionamento. A ideia principal é criar um sistema Wi-Fi que gerencia automaticamente todos os seus dispositivos melhorando a velocidade, a cobertura e a distribuição do sinal.
Mas o que essa nova tecnologia tem de tão diferente da que usamos até agora? E como ela pode melhorar o sinal de internet wireless na sua casa ou escritório? Para ficar mais claro, vamos explicar o funcionamento e as vantagens da rede mesh. 
O funcionamento da rede mesh
A rede mesh pode ser entendida como um sistema de Wi-Fi …

Tendências de Tecnologia para 2020

Revista Negócios A internet 5G e os veículos autônomos chegam ao grande público. Internet das coisas, computação em nuvem, blockchain e inteligência artificial tornam-se mais populares...As tendências em tecnologia são muitas mas algumas delas terão destaque neste ano, influenciando no comportamento social e alterando a maneira de trabalhar de muitas pessoas. 
Multiexperiência Cada vez mais o mundo se torna, ele mesmo, smart.

Em 2020 devemos ver a afirmação de smart home, como Google Home e Amazon Alexa – que ganharam versões em português no fim de 2019 – e o avanço de wearables, como pulseiras e tênis inteligentes. A chegada das redes 5G (lá fora) dá meios para novas aplicações e dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada.

O reconhecimento facial deve avançar no Ocidente – na China, já é onipresente –, afirma Vanessa Pegueros, chefe de segurança da OneLogin (uma empresa de gestão de acessos do Vale do Silício). “O iPhone popularizou essa tecnologia de tal maneira que …